Bárbara – Quem Sou

IMG_20190821_192049
Bárbara

A minha formação de base é música e musicologia: frequentei o Curso Superior de Canto da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa e sou licenciada e mestre em Ciências Musicais pela F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa (1995), onde colaborei em projectos de investigação no CESEM e no INET-MT dos quais resultaram publicações em livros e dicionários.

Durante o Erasmus que realizei no Dipartimento di Storia e Critica delle Arti da Universidade de Ca’Foscari em Veneza entre 1993-1994, entrei em contacto com a cultura do budismo tibetano na disciplina de história do teatro que, nesse ano, abordava na sua parte monográfica as artes performativas tibetanas. Essa experiência acabaria por me conduzir a um percurso regular e transformador pelo Yoga e pela espiritualidade em paralelo com a minha actividade científica e pedagógica. E o meu percurso na música e na musicologia bem como as experiências com o Yoga conduziram-me naturalmente até ao estudo e às práticas meditativas e terapêuticas envolvendo o som como forma de nos harmonizarmos e vivermos a vida de uma forma mais tranquila e plena.

Assim, actualmente, para além da minha actividade como docente profissionalizada de História da Cultura e das Artes (Ramo de História da Música) no Ensino Artístico Especializado da Música (IGL e EAMCN), sou ainda professora de Yoga reconhecida pela Yoga Alliance International e trabalho também como facilitadora profissional de Massagem de Som com as maravilhosas e transformadoras Taças Tibetanas (Método Peter Hess), Meditação Mântrica e Mantraterapia, para além de Yoga Nidra, ajudando as pessoas a encontrarem o seu equilíbrio ou, através de cursos e workshops, aprenderem mais sobre estas áreas tanto do ponto de vista teórico como prático.

A minha experiência como professora, mãe, mulher, trabalhadora-estudante e gestora das múltiplas dimensões da vida doméstica, pessoal e profissional que têm que se manter a funcionar levou-me também ao trabalho como personal organizer e à ajuda da implementação de metodologias de organização e gestão do quotidiano a quem sente que a sua vida de algum modo se descontrolou.

Sou ainda freelancer na área da tradução e da escrita de textos para programas de concertos tendo colaborado com a Editora Gradiva, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro de São Carlos, Casa da Música, Festival de Sintra, Festival de Leiria e Festival Terras Sem Sombra, entre outros.

Facilito as terapias em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, para além de Português.

Sou praticante de Hatha Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga (estilo de Mysore), Yin Yoga, Yoga Restaurativo e Mantra Yoga.

Escrevo em conformidade com o antigo acordo ortográfico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s