Mantra Yoga / Meditação Mântrica e Mantraterapia

zafu e rosário

É frequente encontrarmos desafios ou dificuldades em uma ou várias áreas da nossa vida e a meditação é uma ferramenta que nos ajuda a centrar e a enfrentar todas as situações de uma maneira mais tranquila, enraizada e frequentemente menos dramática. Podemos até nem ter nenhum problema em especial, mas querer optimizar uma ou outra esfera da nossa vida que nos interessa particularmente num determinado momento. Ou simplesmente empreender uma prática espiritual. Recitar ou cantar mantras é uma forma de meditação que produz efeitos psicológicos e espirituais como concentração, paz, alegria e bem-estar. Por outro lado, os mantras integram a prática da medicina ayurvédica, essencialmente para estabilizar a mente, se bem que possam ser também utilizados como ferramenta para o físico, visto que actuam no prana e nos doshas.

Embora a prática mântrica, independentemente do mantra usado, tenha sempre como objectivo último a iluminação e a união com o divino, precisamente pela sua imensa diversidade os mantras revelam ser úteis também para trabalhar situações ou questões bastante específicas no nosso quotidiano e no nosso bem-estar físico, pois através deles conseguimos com frequência encontrar os meios e os recursos em nós que nos permitem ultrapassar ou resolver essas mesmas questões. É comum, através da prática mântrica, o desbloquear de situações em várias áreas da vida e a sensação de que tudo connosco e à nossa volta flui melhor. Por conseguinte, os mantras são uma excelente ferramenta terapêutica e de desenvolvimento pessoal – salvaguardando as situações em que a meditação, seja ela de que tipo for, possa ser desaconselhada, nomeadamente no que respeita a pessoas com problemas psiquiátricos graves.

Existem inúmeros mantras e de diversas proveniências e tradições, mas tratam-se sempre de letras (soletrar as 50 letras do alfabeto sânscrito é, em si, uma prática mântrica e terapêutica), sílabas ou combinações precisas de palavras e sons que incorporam uma forma particular de consciência associada com frequência a chakras, zonas do corpo ou a uma divindade que preside ou regula uma determinada área da existência. Um mantra forma um núcleo de energia que serve para atrair, como um íman, ou focar, como um telescópio, as vibrações espirituais correspondentes, ressoa em nós, no corpo e na alma, e permite uma acumulação de energia que fica a partir de então sempre ao nosso dispor. Quanto mais praticarmos, mais energia acumulamos e passamos a ter connosco a força e o poder do(s) mantra(s), promovendo a harmonia em todas as partes do nosso ser.

Assim, a meditação mântrica implica avaliar com o cliente quais as áreas em que se procura uma optimização ou em que se observam conflitos ou dificuldades e escolher a mais premente a ser trabalhada, escolhendo-se um mantra que se adeqúe a essa situação e que seja confortável de cantar para o cliente, pois não apenas poderão haver várias escolhas como deverá haver uma ressonância simpática com o mantra a usar por parte de quem o irá cantar. E se bem que a meditação com mantra possa ser feita apenas mentalmente, se for cantada ou recitada é especialmente adequada para quem pretenda uma maior reconexão com o seu corpo.

Rosários Mântricos (Japa Malas): feitos à mão por mim com pedras semi-preciosas: ver exemplo abaixo.

Sessões individuais (c. 60 m’): 30

Pacotes de quatro sessões: 100

Consultas ao domicílio: aos valores acima acresce o valor da deslocação, variável em função da localidade.

Aulas de Grupo (60 m’) : 45€ duas vezes por semana, 35€ uma vez por semana (valor mensal)

Nota: O Mantra Yoga/Meditação Mântrica ou a Mantraterapia não substituem em caso algum a medicina alopática convencional ou outra ou o acompanhamento psicológico especializado, não podendo o facilitador emitir diagnósticos. São, aliás, no quadro de uma abordagem holística, excelentes complementos na maior parte das situações terapêuticas que impliquem o recurso a medicamentos, intervenções cirúrgicas ou acompanhamentos psicológicos, e, por isso, se consideram abordagens complementares.

2016-12-30-11-27-43

 

 

2 thoughts on “Mantra Yoga / Meditação Mântrica e Mantraterapia

    1. Boa tarde, eu uso essencialmente os mantras da tradição hinduista. Mas sim, pode ter se decidir usar os mantras dos símbolos do Reiki, embora geralmente os mesmos não sejam usados como tal no contexto de sessões tradicionais de Reiki. Grata pela atenção, cumprimentos, Bárbara

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s